QUE SOPA É ESSA?

Nesse último mês, tudo o que nós todos mais temos ouvido falar (menos a Luisa, que está no Canadá) é sobre a tal “SOPA”. Pra você entender melhor, SOPA é a sigla de “Stop Online Piracy Act”, em português “Lei de Combate contra à Pirataria Online”. O projeto antipirataria tem como objetivo ampliar, de forma considerativa, os meios legais para que os detentores dos direitos autorais de informações e artigos possam combater o tráfico ilegal na internet. Ou seja, nada de músicas, filmes, imagens, programas para download e compartilhamento de graça! 

Essa lei garantirá aos donos dos direitos autorais o total controle sobre a distribuição de seu conteúdo online. Ficando a critério deles, a informação será muito mais controlada e limitada do que é hoje.

Basicamente, o projeto tramita na câmara dos representantes nos Estados Unidos. “Eles possuem “extenso apoio bipartidário (algo raro) e estão amparados pela poderosa indústria do entretenimento. Segundo os cálculos da Maplight.org, uma organização que divulga as fontes de dinheiro de campanhas políticas, o lobby a favor do SOPA já arrecadou quatro vezes mais dinheiro do que os lobistas contrários. São quase US$2.000.000 provindos de companhias como Time Warner e RIAA, contra meros US$500.000 provenientes de empresas do Vale do Silício como Google, eBay e Yahoo.” (YouPix)
Esses representantes pretendem impedir as formas de pirataria através de um bloqueio DNS e pela exclusão dos mecanismos de busca e pagamento online de sites com conteúdo ilegal. Também os sites grandes de conteúdo como Facebook, Google e Twitter, serão inteiramente responsáveis pelos conteúdos compartilhados e publicados pelos usuários, já pensou o estrago?



A mobilização contra o SOPA está crescendo cada dia mais. Usuários já criaram e assinaram uma petição contra a aprovação do projeto no site da Casa Branca, o site de compartilhamento e download de Torrents “PirateBay” criou um vídeo-protesto interessantíssimo e, entre outros, o site Wikipédia entrou hoje em protesto, bloqueando todo seu conteúdo! Aliás, outros grandes sites de conteúdo ameaçam fazer o mesmo nos próximos dias!

Vamos ver no que dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário