QUAL O EFEITO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO SEO?

Afinal, as mídias sociais tem ou não efeito na otimização? Segundo Eric Schmidt, executivo do Google, elas têm sim! E o lançamento do Google + e do novo Search Plus Your World, significa que os “sinais” sociais terão agora ainda mais impacto nos resultados de busca.

O que é um “sinal” social?

Um sinal social é um ato de reconhecimento, positivo ou negativo de uma certa circunstância. Então, por exemplo, se você compra um produto, fica insatisfeito com o serviço e posta no Facebook manifestanto sua queixa, isso é visto como um sinal social.

Da mesma forma, se você contratou uma pessoa para te ajudar com um serviço em casa e essa pessoa fez um ótimo trabalho, você resolve twittar a respeito, esse tweet agirá também como um sinal social.

Se você lê o conteúdo de um blog e gosta, acha informativo, você dá uma Google + 1 ou um “curtir” isso também já é um sinal social. Em efeito, é tudo o que alude à interação humana.

Por que a mídia social é tão importante para o SEO?

Não importa quanto o Facebook lucre com seu IPO, o Google continua sendo o rei no castelo da internet. O Google ganha dinheiro sendo o motor que todos nós utilizamos para viajar pela internet, seu objetivo é manter essa jornada o mais prazerosa e tranquila possível e acertar seu destino na primeira tentativa!

O Google está olhando para a web e perguntando “como esse site chegou aqui?” O que prova que esse site está oferecendo valor? Quantos comentários esse site tem? De quantos “likes” no Facebook ele pode ser rastreado? Quanto retweets existem sobre esse site?

O mecanismo de busca acessará todas essas questões na hora de fazer um julgamento sobre o valor real do site para seus usuários. Afinal, como uma coisa pode ser a melhor oferecendo a solução para um problema, se ninguém, ou poquíssimas pessoas estão falando sobre ela? Se uma coisa é boa, muito boa, então todos os dias terão pessoas comentando.

Então, como fazer a coisa certa?

- Crie conteúdo de qualidade, que encoraja debates.
- Produza conteúdo que valha a pena ser compartilhado
- Torne o compartilhamento do seu conteúdo mais fácil
- Seja ativo nas mídias sociais
- Compartilhe conteúdo que você acredite ser de valor
- Curta os compartilhamentos de outras pessoas.

O efeito que as mídias sociais tem sobre o SEO só irá aumentar. Portanto, se você quer ser reconhecido como uma autoridade no seu nicho, ou seja, estar entre as melhores posições nos mecanismos de busca, você deverá ter o reconhecimento, suporte e ajuda de outros. 


Post traduzido: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário