QUAL A INFLUÊNCIA DAS CORES NO E-COMMERCE?

O empreendimento online, como qualquer outro, deve ter a preocupação de atrair o cliente de todas as formas possíveis. Além de um conteúdo claro, para um site bem estruturado e dinâmico, as cores em um layout atrativo, são também muito importantes.


As cores no design, estão diretamente ligadas às necessidades dos clientes, portanto é mais do que conveniente que o layout supra essa necessidade e entenda o perfil do cliente. É sempre importante lembrar que as cores influenciam diretamente os consumidores, podendo estimulá-los de forma positiva ou negativa. Trazer reações psicológicas relacionadas ao humor, à motivação, satisfação, aumento de desempenho, fadiga visual.O poder das cores é diretamente ligado à percepção das pessoas, dessa forma, pode variar dependendo da idade, sexo, cultura...


As sensações que as cores provocam nas pessoas são inconscientes e afetivas, as pessoas “sentem” algo ao olharem para uma determinada cor.


Algumas cores e seus significados:


 (Fonte direta: Blogdelinks)


Azul: Verdade, conservadorismo, segurança, tecnologia, limpeza (principalmente quando combinado com o branco, uma cor aceita na maioria das culturas e muito segura de se usar na web), tristeza e ordem. O azul escuro é ideal para os negócios porque simboliza a estabilidade financeira, profissionalismo e fidelidade. É a cor que possui menor rejeição no mundo;


Vermelho: Poder, energia, amor, ternura, agressão, colisão. É a cor que estimula todos os tipos de apetites. É uma cor indispensável para o comércio eletrônico de produtos para adultos. Cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos;


Verde: A natureza, terra, saúde, sorte, ciúme, renovação, dinheiro (dependendo do país de acordo com o tipo de nota). O verde provoca um efeito de calma e prazer aos sentidos das pessoas;


Amarelo: Otimismo, alegria, esperança, filosofia, desonestidade, covardia, traição. A cor amarela ajuda o seu cérebro a liberar serotonina, que faz as pessoas se sentirem felizes e cheias de energia. O uso do amarelo no lugar certo e na quantidade certa pode se tornar uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes;


Laranja: Energia, calor e equilíbrio. Um fato interessante é que pode fazer produtos caros parecerem mais baratos. Uma boa sugestão para produtos em promoção;

Rosa: É uma cor feminina, por excelência. Sugere: doçura, simplicidade, intimidade, feminilidade;

Marrom: Terra, confiança, credibilidade, resistência;


Roxo: Espiritualidade, mistério, poder, nobreza, crueldade, arrogância, homossexualidade (por ser a junção do azul com o vermelho);


Cinza/Prata: Intelecto, futurismo, elegância, modéstia, tristeza, desgaste. é uma cor associada a coisas práticas e sólidas. A cor cinza representa a alta tecnologia. É uma cor excelente, mas o uso exagero dessa cor no design pode dar ao seu web site um ar aborrecido e denso. Entretanto, a adição de alguns elementos do cinza a sua loja virtual trará a solidez necessária para o website;


Branco: Pureza, limpeza (principalmente quando usado com o Azul), precisão, inocência, esterilidade, morte. É a calma e estabilidade que o seu web site precisa;


Preto: Poder, estabilidade, silêncio, sexualidade, luxo, sofisticação, mistério, medo, infelicidade, morte (uma cor muito delicada para usar na web sendo bom para temas). O preto faz as outras cores parecerem que pertencem a um todo e ajuda a criar uma atmosfera de mistério. Uma vez que provoca grandes emoções, o uso exagerado do preto é muito pesado para os visitantes da sua loja virtual, portanto é importante diluir o uso do preto adicionando cores brilhantes;


Ouro: é considerada a cor que simboliza a riqueza. Ter alguns componentes dourados no seu design trará a ele um visual clássico e irá chamar a atenção dos visitantes;


Esses significados podem ajudar muito a decidir, de acordo com as prioridades e crenças da empresa, elementos importantes no desenvolvimento do layout de um e-commerce. A comunição deve sempre se preocupar em transmitir emoções e ideias positivas, influenciando assim, nos desejos e vontades do seu público.

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